quarta-feira, 11 de abril de 2012

PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS COMO UMA DIMENSÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL

  • Os três grandes pilares da Psicologia são: Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia do Trabalho,
  • A Psicologia social é um ramos da psicologia que se atém ao estudo da interação humana,
  • No nosso país, podemos ressaltar que o surgimento da Psicologia Social foi um processo diretamente relacionado com a formação do sistema universitário brasileiro, consolidando-se em meados do século XX (BONFIM, 2004),
  • Onde temos duas pessoas ou mais, estabelecemos aí uma relação, cabe ao pedagogo compreender esta temática pois precisa estabelecer relações com todo o ambito escolar (equipe pedagógica, corpo docente, corpo discente, funcionários e prestadores de serviços)
  • Para Minicucci (1082), o grupo determina o fluxo de vida do individuo....os objetivos do grupo não precisam ser idênticos aos objetivos do indivíduo, mas as divergências entre o indivíduo e o grupo não podem ultrapassar determinados limites.
  • A qualidade no aprendizado esta ligada as relações interpessoais, no que tange a relação professor e aluno a mesma é direta e se realiza nos níveis: intelectual, afetivo, cognitivo, o mundo imaginário da criança
  • Em sala de aula é possível percebermos inúmeros comportamentos, sendo que os mesmos diferenciam-se em cada faixa etária, se formos capazes de notar a forma de conduta de nossos alunos poderemos encontrar formas adequadas de intervir coerentemente, a exemplo citamos a educação infantil, onde o professor poderá usar da tecnica de contação de histórias, melhorando as relações que se estabelecem,




  • Ao utilizarmos estes títulos, é possível trabalharmos ainda, o aspecto da sensitividade, ou seja, a empatia, que nada mais é que a "(...)habilidade de se colocar no lugar dos outros e assim compreender melhor o que as outras pessoas sentem e estão procurando dizer-nos"(MINICUCCI, 2001, p. 60)
  • Saber observar as reações emocionais das crianças e interpretá-las para o bom andamento e interação grupal é fundamental.
  • Quantos aos aspectos emocionais da criança, Delalibera (2001) destaca a alfabetização emocional implica um mandado ampliado para as escolas, entrando no lugar de famílias falhas na socialização das crianças, alfabetizar emocionalmente um aluno abrange compreender também seus sentimentos auxiliando qu eele também os compreenda, ajudando a identificação da criança para a parte emocional, na identificação da raiva, do medo, da agressividade, dentre outras, estamos ajudando a criança a saber, o que sente, em que momento sente, e como agir a partir dessa sensação.
SUGESTÃO DE FILME:
Fonte: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGA. Núcleo de Educação a distancia, Psicologia das relações humanas/Gescielly B. da Silva Tadei - Maringá, Pr. 2012

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