quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

                     Procura-se aqui compreender as relações familiares para com as crianças e adolescentes, assim como o papel do professor nessas esferas. Nos dias de hoje, ao lidar com a educação de filhos e com as questões de limites e atenção para com os mesmos, os pais têm sofrido a inquietude de um educador que não foi bem preparado para a sua missão. Silva e Tadei questionam: Quando limitar? Dizer não é saudável? O relacionamento que ele expressa na escola é reflexo daquilo que ele ouve em casa? Como lidar com esses questionamentos?

A diferença entre gerações é uma das dificuldades encontradas no processo educativo familiar.


                    Silva e Tadei Pontuam que a tarefa dos pais é realmente difícil, pois exige reflexão, dedicação, ponderação e sobretudo, personalidade, pois os pais educadores devem, antes de qualquer coisa, ter em mente que são um modelo de referência para o filho, em especial, naquilo que tange a postura, o posicionamento e o comportamento.

O sentimento de culpa não traz nenhum benefício para os pais.


                   A criança necessita de poucas coisas durante a infância, sendo a principal delas a união dos pais e um ambiente saudável em que ela sinta que há o interesse por ela enquanto ser humano, assim, há a possibilidade de que ela cresça e se desenvolva dentro do esperado para cada faixa etária.
 
                   Segundo Tiba (1996), os filhos se sentem amados pelo interesse que os pais demonstram mesmo não estando com eles o dia inteiro, e, também, seguros quando os pais tomam atitudes repreensivas ou aprovativas, porque nelas encontram referências. O pai precisa proporcionar segurança ao filho, demonstrando que está próximo e atento às ações que a criança toma, uma criança mantém por seus pais está na proporção direta ao respeito que terá pelas leis do país, à polícia, às autoridades escolares e à sociedade em geral:
  •  Estabelecer limites. É preciso estabelecer fronteiras bem definidas, a criança precisa saber o que é permitido e o que é proibido;
  •  Ensinar o raciocínio e a obediência, o passo primordial dos pais é ensinar à criança a controlar seu próprio comportamento, a tomar decisões, a raciocinar claramente sobre as possibilidades de escolha;
  • Falar uma vez e depois agir;
  • Estabelecer um equilíbrio entre o amor e o controle, pois os extremos raramente funcionam (PELT, 1998).
                    Ao colocar um limite, exercendo a sua autoridade, o pai não precisa abrir mão do carinho. Até

mesmo um castigo muito duro pode ser imposto de forma carinhosa e respeitosa, sem abuso de poder. “Tapa de mãe que o filho sabe merecer nunca machuca. Tapa de mãe que o filho sabe merecer e não vem deseduca” (TIBA, 1996, p. 169). Assim sendo, disciplina e autoridadesão peças fundamentais para uma boa educação dos filhos.
 
 
Fonte: Tadei, Gescielly, 2012 - Cesumar

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