sábado, 22 de outubro de 2011

4º BIMESTRE - ATIVIDADE AVALIATIVA “3” – HANNAH ARENDT

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional


Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A

4º BIMESTRE - ATIVIDADE AVALIATIVA “3” – HANNAH ARENDT


“... Qualquer pessoa que se recuse a assumir a responsabilidade coletiva pelo mundo não deveria ter crianças e é preciso proibi-la de tomar parte na educação, escreve Arendt. Você, como futuro professor concorda com ela? Qual é, a seu ver, a principal responsabilidade de sua profissão?


Tudo o que acontece na vida do ser humano depende de como ele foi educado, não estou citando aqui uma educação que ensine o aluno a ler e escrever, mas também e principalmente, este aluno seja formado eticamente e moralmente.

Sejamos bons professores, a principal responsabilidade é com seus alunos, seu objetivo maior deve ser o de propiciar através de diversas formas a aprendizagem, a evolução daqueles que estão em suas mãos, seus alunos.

Ao se pensar nos diversos tipos de professores que infelizmente possuímos disseminados pelas escolas deste Brasil, percebe-se um professor que não se preocupa com o outro, e se não o faz, jamais, em momento algum este mesmo conseguira formar pessoas que pensem no coletivo, que possam tomar as rédeas deste mesmo país capitalista e excludente.

Para se trabalhar a educação os educadores tem que ter a ética de entrar em uma sala de aula e trabalhar os seus educandos de forma adequada, sem reservas, com amor e carinho pelo ato de transmitir conhecimento, independentemente de que condições se encontre sua sala, suas carteiras, seu quadro...

Que vejam o seu ato de ensinar como um dom pelo qual escolheu trilhar esse caminho, pois dele depende não só o futuro de um país, mas principalmente o futuro de um ser humano, pois é do que se ouve, questiona e se aprende em uma sala de aula que o educando constrói o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário