quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PLANO DE AULA ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

TURMA: 4º Ano

CONTEÚDO: Classificação dos seres vivos: animais (vertebrados e invertebrados)

OBJETIVOS

• Compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados

• Diferenciar os animais em classes

• Desenvolver raciocínio e atenção através de quebra cabeça de animais.

DESENVOLVIMENTO

• Iniciar mostrando um vídeo, para introdução do assunto:


  • Roda de conversa: O que trata o vídeo, quais os tipos de animais visualizados, diferenças observadas entre eles...
  • Leitura do texto informativo: Os animais, com discussão, interpretação, sanando dúvidas e questionamentos que surgirem

• Aplicar 1º atividade


Hoje aprendemos sobre a diferença entre os animais vertebrados e invertebrados, sendo elas de que os primeiros possuem coluna vertebral e os segundos não possuem coluna vertebral, agora vamos observar a cena que apresenta animais vertebrados e invertebrados, porém vamos circular apenas os vertebrados:


• Aplicar atividade 2
Entendemos que os vertebrados são reunidos em classes (grupos) para serem estudados, baseado no que lemos e comentamos cite quais são estes grupos:
_________________________________________________________________________________

• Aplicar atividade 3

Na questão anterior dividimos os animais em grupos, agora vamos escolher três destes grupos e explicar o que permite que sejam classificados desta forma:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
• Atividade 4

Com o auxílio do software: http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=10
 dividiremos a turma em duplas, que escolherá um quebra cabeça de animais do nível fácil tentando montá-lo.
  • Atividade 5
Agora que você já conseguiu montar o quebra cabeça de sua escolha, vamos fazer um desenho representativo do mesmo e escrever ao lado dos animais sua classificação:



RECURSOS:

Laboratório de Informática, software, texto, atividades impressas

AVALIAÇÃO
Será realizada através das atividades propostas.

REFERENCIA
• http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=10

• http://www.youtube.com/watch?v=o2I4DbBF3yc

• GIL, Ângela, Porta Aberta 4, Ciências Naturais, Ed. FTD, 2002, São Paulo.

2 comentários:

  1. muito bom e bem informativo

    ResponderExcluir
  2. ADOREI! bem o q eu estava procurando para minha aula na faculdade! Obrigada!

    ResponderExcluir