segunda-feira, 31 de outubro de 2011

OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO, OS MOTIVOS QUE LEVAM OS JOVENS E ADULTOS A FREQUENTAREM A ESCOLA E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO, OS MOTIVOS QUE LEVAM OS JOVENS E ADULTOS A FREQUENTAREM A ESCOLA E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Vários são os motivos que levam jovens e adultos a retornarem as salas de aulas, dentre eles podemos destacar a busca pela valorização da imagem social, prazer em aprender, busca de emprego, exercício de cidadania ou busca e entendimento da norma padrão da língua, lembrando que é do homem desde que nasce o desejo de conhecer, explicar, entender, por algumas vezes essas vontades são adormecidas, mas nunca extirpadas.

Alunos de EJA não adentram salas de aula somente para ouvir, faz se necessário propiciar espaço de reflexão, pensamento e diálogo, hoje só existe docente quando se têm discentes, ambos caminham juntos. Diante disto cabe ao professor muita preparação para trabalhar desta forma e também apresentar aos alunos esta nova concepção de ensino, pois os mesmos não estão preparados, ainda carregam consigo a concepção do ensino tradicional, então tais alunos devem ser levados a perceber que hoje o aluno apresenta voz na sala de aula.

Cabe ao professor sempre oferecer experiências positivas, deve-se repensar padrões escolares (horários de entrada/saída, tarefas extracurriculares, freqüência, cansaço, ausência na família), lembrando que o professor não deve deixar as suas aulas “um oba-oba”, mas ter sensibilidade ao estipular horários, ser objetivo nas atividades, negociar faltas com trabalhos, reposições, etc... e o principal, as aulas devem ser interessantes e proveitosas.

Ao se trabalhar na EJA lidamos com pessoas e valores diferenciados (velhos/jovens, religião, homem/mulher), cabe ao professor muito “jogo de cintura” objetivando formar equipes com entendimento que todos se complementam.

A avaliação na EJA precisa ser contínua e diagnóstica, sendo necessário anotar dia a dia a evolução e problematizações de seus alunos e que pode servir posteriormente estas anotações como documento para diálogos com próprios alunos e supervisores. Importante entender que a avaliação deve ser uma via de mão dupla (professor/aluno) que devem auto avaliar-se constantemente.

Lembrar sempre que devemos dar atenção a todas as perguntas feitas pelos alunos, elas sempre tem um sentido para que pergunta, adultos também aprendem através de outras linguagens assim como os pequenos (jogos, brincadeiras, dramatizações...). Devemos estar atento, pois a cultura brasileira é oral, não gostamos de registrar, tal pensamento é errôneo, pois a memória pode falhar vez ou outra, logo precisamos registrar e ensinar nossos alunos a registrarem (síntese, conclusão em todas as aulas por exemplo)

A avaliação acompanha todo o processo de ensino/aprendizagem, pois somos o tempo todo avaliados na sociedade e nela julgam-se muitos os valores, cabe ao professor registrar de forma idônea, sem julgamentos, deve focar-se nas competências dos alunos e não em suas ausências, sem críticas, voz alta e ou constrangimento. Deve-se avaliar na EJA inicialmente para se detectar que nível esta seu futuro aluno e durante todo o processo.

EJA deve ser trabalhada através de projetos interdisciplinares onde todas as linguagens sejam abordadas em torno das experiências vivenciadas pelos educando, sua realidade, seu contexto. Lembrando que o sentido do que ensinamos e do porque ensinamos deve ser o nosso objetivo nestas aulas. A interdisciplinaridade aponta a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social.

Devemos evitar a evasão na EJA, a escola deve ser um motivo de orgulho para seus alunos, mostrando a utilidade do ensino na estrutura da sociedade, elaborando aulas interessantes, sendo receptivos, possibilitando aulas de “troca”, valorizando os conhecimentos dos alunos e desenvolvendo um sentimento de grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário