quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PLANO DE AULA MUSEU (GASPARIM)

ROTEIRO DE AULA

AUTORIA

• ALUNO MESTRE: Luciandréa de Camargo

• INDICADO PARA A INSTITUIÇÃO: Leopoldo Mercer – E.I.E. F

ESTRUTURA CURRICULAR

• NÍVEL DE ENSINO: 2º Ciclo

• COMPONENTE CURRICULAR PRINCIPAL: Estudo da Natureza e Sociedade

• TEMA: Museu – Acervo, Memórias e História

DADOS DA AULA

• TÍTULO: Museus no Paraná – Acervo, Memórias e História

• PALAVRA-CHAVE: Museu, Paraná, História

• O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:

- Entender o que é um museu, os seus objetivos e suas especificidades,

-Conhecer os principais museus do Estado do Paraná através de histórico (slides/fotos)

-Perceber o museu mais próximo de sua cidade e a história que transmite,

- Analisar, refletir e posicionar-se sobre a vinda de garimpeiros para exploração do diamante no rio Tibagi - impactos, desenvolvimentos, retrocessos, história.

• DURAÇÃO: 3 aulas

• LISTAGEM DOS CONTEÚDOS:

CIENTÍFICO: Formação de conceitos, arte, produção textual, interpretação, leitura e oralidade.

ÉTICO-POLÍTICO: Valores políticos, valores éticos, relação de poder, relações sociais

SÓCIO-AMBIENTAL: Recursos naturais, valores, hábitos e atitudes, exploração de recursos, homem, trabalho e a cultura

ESTÉTICO-CULTURAL: Arte regional, cultura popular

ESTRATÉGIA E RECURSOS DA AULA

1 – PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO:

Assistir o filme “Uma noite no Museu 2”, discutindo em roda de conversa sobre o tema para introdução.

2 – PROBLEMATIZAÇÃO

-Passado x presente (acervo do passado, porém os acontecimentos são no presente).

- O que é museu?

- Qual a função de um museu?

- Objetivos de um museu?

- Se aluno conhece um museu, qual/quais?

2.1 – DIMENSÕES

Nas dimensões conceitual, científico, ético-político, sócio ambiental e estético-cultural.


3 – INSTRUMENTALIZAÇÃO/DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADE 1

Assistiremos ao filme Uma noite no Museu 2.


ATIVIDADE 2

Em roda de conversa utilizando como tema inicial o filme, dialogar e pesquisar conhecimentos dos alunos, referente ao museu, estabelecendo relação presente/passado.

ATIVIDADE 3
Apresentar aos alunos slides, demonstrando e explicando alguns museus localizados no Paraná



MUSEU PARANAENSE
Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, eram então, o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil.
Em 1882, de particular transformou-se em órgão oficial de governo. A partir daí, passou a receber contínuas doações. Deixa de ser um simples depósito para ser um centro de instrução e pesquisa, propiciando a vinda de “missões científicas” para o Paraná. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História. Destaque para o Pavilhão da História do Paraná que faz a “linha do tempo” desde a pré-história, 8000 anos antes da época atual, até o início do século XX, com a integração dos imigrantes ao nosso Estado


PARQUE HISTÓRICO DO MATE

Está localizado no município de Campo Largo, ocupando 31,7 hectares de extensa área verde com árvores nativas, lago, área de lazer e edificações. A edificação principal, onde está instalado o Museu, é o resultado de restauração de antigo Engenho de Mate, construído na segunda metade do século XIX.
No museu do Parque Histórico do Mate estão expostos objetos que descrevem o processo de produção da erva-mate, assim como demonstram sua importância na vida paranaense, desde o tempo em que era bebida apenas dos indígenas.

MUSEU OSCAR NIEMAYER
A história do Museu Oscar Niemeyer teve início em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em museu. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Ambos os projetos são de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design, atualmente, o Museu possui 17.744,64 mil metros quadrados de área expositiva potencial.
O acervo inicial surgiu com as obras do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado). Em sua coleção figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos.
Composto por aproximadamente 2 mil peças, o acervo guarda obras dos paranaenses Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli e Caribé, entre outros.

MAC – MUSEU DE ARTE COMTEMPORÂNEA DO PARANÁ

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná - SEEC, vinculado à Coordenação do Sistema Estadual de Museus - COSEM.
Além de abrigar, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar seu acervo artístico, a ação do MAC visa promover o debate e a reflexão sobre a Arte e as poéticas contemporâneas. Voltado para a comunidade local busca, por meio do desenvolvimento da sensibilidade e da percepção crítica, contribuir para a formação integral e a integração social do indivíduo, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo.
O MAC está localizado na região central de Curitiba, próximo de escolas, teatros, livrarias e espaços de arte, área de intensa movimentação cultural. Ao lado da Praça Zacarias, está a poucos metros da Rua XV de Novembro, destinado ao trânsito exclusivo de pedestres, e da Praça Rui Barbosa, um dos grandes terminais de transporte coletivo da cidade.
A concentração de populares e de estudantes de diversos níveis, associado à gratuidade de acesso em todas as áreas do museu, favorece o contato com a arte contemporânea e aproxima a população local de seu patrimônio artístico.

MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO
O Museu do Expedicionário, criado em 1946, ilustra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses.
Possui farto material histórico, incluindo muitas ilustrações, mapas, livros e documentos da época. Estão expostos vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.
O Museu do Expedicionário é mantido pela Legião Paranaense do Expedicionário, órgão dos ex-combatentes que serviram na Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Grande Guerra.
Na Praça do Expedicionário, local onde fica o museu, estão expostos um tanque de guerra, um avião Thunderbolt e outros equipamentos de guerra utilizados no conflito mundial.


MUSEU DA HISTÓRIA NATURAL
O Museu de História Natural, instalado no Bosque Capão da Imbuia, desenvolve pesquisas e mantém exposições de animais e plantas de ecossistemas brasileiros, em uma área de 36 mil m². Inclui uma trilha, em um bosque remanescente de floresta araucária, com painéis de exposição
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Foi criado em 1969, buscando preservar a memória audiovisual do Paraná. O acervo conta com cerca de um milhão de imagens, 50 mil discos, filmes, depoimentos orais históricos, partituras, documentos e equipamentos fotográficos e de som. Está instalado no antigo Palácio do Governo, construído entre 1870 e 1890.

ATIVIDADE 4

Comentarei com os alunos sobre o Museu mais próximo de nossa cidade, que é o Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, conhecido como o Museu do Garimpo, situado na cidade de Tibagi. Entregarei um texto informativo, faremos leitura coletiva, explicando e sanando dúvidas que surgirem no decorrer do processo.

TEXTO:

Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior: Museu do Garimpo

O Museu

A idéia em torno do projeto de organizar o Museu foi lançada no dia 18 de março de 1.985, com a colaboração da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O primeiro passo concreto visando conscientizar a comunidade de sua participação no resgate cultural foi dado no dia 19 de março de 1985, através de uma gincana cultural, onde cada equipe resgatava objetos e doavam ao acervo, representativos da história do Município. O Museu foi aberto ao publico no dia 21 de março de 1.986, com exposições de fotos e doações da comunidade. Pela Lei n.° 1.104 de 14 de outubro de 1.986, ficou o Poder Executivo Municipal autorizado a denominar de Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Júnior, inaugurado em 03 de abril de 1.987.
O Prédio
O Museu Histórico está instalado no prédio do antigo Fórum Municipal. Neste mesmo local havia um prédio, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal em 05 de março de 1.905, para as instalações do Paço Municipal, Delegacia e Cadeia Publica. Prédio este demolido em 1949 e no mesmo local construído um moderno edifício para abrigar as instalações do Fórum, ficando até o ano de 1.983. No ano de 1.985 passou a abrigar as instalações do Museu Histórico em termo de comodato do Município com o Estado. O Prédio foi restaurado, conservando suas características.
O Acervo
O acervo do Museu Histórico Des. Edmundo Mercer Jr. é constituído por um número expressivo de objetos que documentam a história do Município de Tibagi. Podemos admirar, nesse valioso acervo, peças originais que pertenceram a outros ilustres tibagianos com relevo na vida pública.
A sala do garimpo é uma atração á parte, a revelar o que foi a década de 30 para a economia do Município, sendo considerado, o Eldorado Paranaense.

O Museu corresponde à curiosidade daqueles que desejam conhecer de perto, o conjunto de valores culturais, coleções de interesse artístico, histórico, cientifico, indumentárias, documentos iconográficos, escafandros, pedras...
O Museu Histórico possui um dos melhores acervos do Estado, constituindo um total de 5.122 peças. As Salas assim distribuídas: Hall de Entrada (homenagem ao Patrono), Bibliotáfio (livros Raros e documentos), Sala do Garimpo, Salão de Fotografias, Sala Histórica, Talentos Musicais, Sala Indígena, Sala Fatos do Passado, Sala Usos e Costumes.

ATIVIDADE 5

Assistiremos um documentário sobre o processo de garimpo no rio Tibagi:


ATIVIDADE 6
Baseado no filme “Uma noite no Museu 2”, onde podemos perceber a relação passado/presente que se propõe um museu, nos slides, apresentando os principais museus do Paraná, onde podemos perceber as especificidade e a que se propõe retratar cada tipo de museu e conhecendo um pouco sobre o museu do garimpo de Tibagi, através de texto informativo mais o documentário que aborda de forma crítica o “Eldorado do Paraná” – período de muito interesse nas águas do rio Tibagi e que na verdade não passou de ilusão, vamos juntos elaborar uma síntese, registrando os principais pontos da importância de um museu para a história de nossa sociedade no caderno:

ATIVIDADE 7
Hoje aprendemos sobre museus, entendemos que se trata de uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade. Agora vamos observar a obra : Garimpeiros de Poxoréu, criação da artista Edna Alcântara de Sá, inspirada em Monet, produzindo no caderno de arte uma releitura da obra.

4 – PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO

4.1 – INTENÇÕES DO ALUNO:

Compreender o que é um museu e sua importância, percebendo os diversos tipos de museus, suas caracteristicas e objetivos, refletir sobre o processo em nossa região referente ao garimpo no passado e suas consequencias no presente.

4.2 – AÇÕES DO ALUNO

Participar, interagir e socializar conhecimentos com professor e demais colegas no âmbito escolar, refletindo e posicinando-se em seu meio a que esta inserido.

RECURSOS PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS PARA A AULA

Tv, Dvd, Pendrive, Texto impresso, quadro negro, giz, caderno estudo da natureza e sociedade e arte, lápis de cor, canetinha, giz de cera

RECURSOS COMPLEMENTARES

• Filme: http://www.youtube.com/watch?v=o69af4STlAU

• Documentário: http://www.youtube.com/watch?v=9S5GZ0l_7XQ

AVALIAÇÃO

Será concomitante.

REFERÊNCIAS

• http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48

• http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56

• http://www.museuoscarniemeyer.org.br/historico.htm

• http://www.tibagi.pr.gov.br/turpage/modules/conteudo/index.php?pagenum=15

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu

• Blog Poxoréu: http://pox.zip.net/











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