quarta-feira, 19 de outubro de 2011

METODOLOGIA ENSINO EDUCAÇÃO FÍSICA

APÓS A DINÂMICA COM OS OLHOS VENDADOS EM QUADRA, DISCORRER SOBRE O QUE SENTIMOS DURANTE A BRINCADEIRA:

"Privados da visão aguçamos nossos outros sentidos"

Durante a dinâmica, tal privação, mesmo que momentânea, levou-nos a importantes reflexões, afinal o mundo é visual. Na falta da visão precisamos de muita concentração, calma e audição, precisamos tocar, precisamos sentir e o mais importante, precisamos do "outro", em um mundo de pessoas auto suficientes que vivemos, reconhecer isto é sensacional. Incrível como nos sentimos sozinhos, receiosos e despreparados diante do desconhecido e imprevisível.
Neste contexto a palavra chave é "adaptação", nos adaptamos de diferentes formas para viver, e com o deficiente visual não é diferente, ele faz a sua parte, cabe a escola, corpo docente cumprir com a outra parte. Fácil não é, afinal as situações adversas são várias, não possuimos ambientes propícios, sejam eles físicos, pedagógicos, tecnológicos e  humanos até, porém, somos professores e sabemos que resultados satisfatórios acontecem quando nos deparamos, agimos e pensamos com um objetivo único: nosso aluno. Mais do que professores experientes, precisamos de professores sensantos, sensíveis ao "ser humano". Valores devem ser resgatados onde professores e alunos saibam se colocar no lugar do outro.
"Incluir não é "estar junto", mais sim "fazer parte"".

Nenhum comentário:

Postar um comentário