domingo, 9 de outubro de 2011

OFICINA DE MATEMÁTICA PARA ENSINO FUNDAMENTAL COM MÔNICA SOLTAU DA SILVA

O QUE É NÚMERO?
  • Surgiu da necessidade de contagens,
  • São utilizados para a construção dos números os algarismos de 0 a 9,
CONSTRUÇÃO DO NÚMERO OPERATÓRIO
  • Cardinal/ordinal
  • O aluno nessa fase precisa saber classificar (arrumar o armário, separar o lixo, fazer uma receita)
  • O aluno nessa fase precisa saber seriar
Ps: Até o 4º ano o aluno se encontra na fase concreta, portanto deve ser trabalho o concreto
  • Sugestões: explorar cedulas, tampinhas (cores e quantidades), lacres de refrigerante, grãos, tipos de macarrão, pazinhas de sorvete
Ps: o aluno precisa classificar para entender numero cardinal

SERIAÇÃO ORDINAL
  • 1º 2º 3º
  • menor para o maior ou vice versa
ORDEM E INCLUSÃO HIERÁRQUICA
  • aluno entender que dentro do 2 tem 1, dentro do 3 tem 2,1...
QUANTIFICAR E NUMERIZAR
  • Introduzir o 0 depois do 9
  • o que o aluno não consegue numerizar pode quantificar
  • quantificar grandezas descontínuas (ábaco, material dourado...) e grandezas contínuas (palitos, grãos, tampinhas...)
PS: o aluno deve estar numerizado para conseguir construir a idéia de C.D.U

" O corpo aprende, educar é estimular descobertas"

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

1º aluno monta nesta bateria de rolinhos de papel higiênico,
2º pedir para aluno decompor
3º pedir para aluno escrever como se lê
EX:
65 = Sessenta e cinco
65: 60+5
995= 900+90+5
Ps: desta forma você estará acelerando o calculo mental de seus alunos
Sempre deve ser contextualizado, o aluno precisa saber em relação ao que se está trabalhando: 65 o quê? Pirulitos!

CONSTRUIR DEZENA
  • Jogo com a 1º calculadora (mãos: 10 dedos da criança)
  • 40 palitos de sorvete
  • uma bandeja
  • dado
Introduzir conceitos de dezenas (montinhos) e unidades (soltinhos)

CONSTRUIR CENTENA
1245= utlizando palitos de picolé
5 sotlinhos (unidades)
4 montinhos (dezena)
2 pacotes com 100 (centena)
1 pote com 1000(unidade de milhar)

O aluno assimilando tais conceitos está pronto para as quatro operações fundamentais

AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS POR MEIO DA COMPREENSÃO
ADIÇÃO:
  • ações de acrescentar
Ex: em uma piscina havia 13 boias e outras 5 foram jogadas nela. Quantas boias há na piscina?
  • ações de reunir
Ex: Em uma garagem há 45 carros e 30 motos. Qual o total de veículos?

________________________________continua__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário