- Surgiu da necessidade de contagens,
- São utilizados para a construção dos números os algarismos de 0 a 9,
- Cardinal/ordinal
- O aluno nessa fase precisa saber classificar (arrumar o armário, separar o lixo, fazer uma receita)
- O aluno nessa fase precisa saber seriar
- Sugestões: explorar cedulas, tampinhas (cores e quantidades), lacres de refrigerante, grãos, tipos de macarrão, pazinhas de sorvete
SERIAÇÃO ORDINAL
- 1º 2º 3º
- menor para o maior ou vice versa
- aluno entender que dentro do 2 tem 1, dentro do 3 tem 2,1...
- Introduzir o 0 depois do 9
- o que o aluno não consegue numerizar pode quantificar
- quantificar grandezas descontínuas (ábaco, material dourado...) e grandezas contínuas (palitos, grãos, tampinhas...)
" O corpo aprende, educar é estimular descobertas"
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
1º aluno monta nesta bateria de rolinhos de papel higiênico,
2º pedir para aluno decompor
3º pedir para aluno escrever como se lê
EX:
65 = Sessenta e cinco
65: 60+5
995= 900+90+5
Ps: desta forma você estará acelerando o calculo mental de seus alunos
Sempre deve ser contextualizado, o aluno precisa saber em relação ao que se está trabalhando: 65 o quê? Pirulitos!
CONSTRUIR DEZENA
- Jogo com a 1º calculadora (mãos: 10 dedos da criança)
- 40 palitos de sorvete
- uma bandeja
- dado
CONSTRUIR CENTENA
1245= utlizando palitos de picolé
5 sotlinhos (unidades)
4 montinhos (dezena)
2 pacotes com 100 (centena)
1 pote com 1000(unidade de milhar)
O aluno assimilando tais conceitos está pronto para as quatro operações fundamentais
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS POR MEIO DA COMPREENSÃO
ADIÇÃO:
- ações de acrescentar
- ações de reunir
________________________________continua__________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário