sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA “6” – MICHEL FOUCAULT

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional



Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental




4º BIMESTRE - ATIVIDADE AVALIATIVA “6” – MICHEL FOUCAULT






“... Após a análise do texto sobre Michel Foucault, elabore uma síntese, de como o autor vê a Educação Moderna, e o adestramento do corpo e da mente:”






“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”


Michel Foucault


A escola moderna produziu e continua produzindo um determinado tipo de sociedade, uma sociedade que procura disciplinar o homem, onde pessoas tornam-se objetos das instituições escolares que podem mudar seu corpo e mente, ou seja, uma domesticação do homem diante de situações divergentes.


Instituições escolares são apontadas como prisões que tendem a moldar o homem e suas condutas e formatar aquilo que pensam de forma a não perceber tal situação/ imposição. Foucault apontou a relação poder x saber, pois quanto mais uma pessoa é detentora do saber mais a mesma pode usar deste artifício em detrimento daqueles menos favorecidos no saber, detentores do saber jamais levarão os ignorantes à luz da verdade, afinal, se não fazê-lo continuará por determinar os rumos e caminhos a seguir.


Ao abordar a questão “arqueologia do saber”, Foucault se refere a três situações, a arqueologia do conhecimento, onde governantes sempre defendem uma igualdade que nunca é colocada em prática, a genealogia do conhecimento onde discursos bonitos e boa lábia levam a votos e pessoas corruptas no poder e a terceira fase que é a ética, onde por subjetivação as pessoas já desenvolveram conceitos e assumiram papéis históricos, sendo que jamais pensam em mudar os rumos da mesma.


Diante disto, o discurso da escola sempre vai ser o de desenvolver, levar conhecimento, porém na prática isso jamais se efetivará, enquanto os governantes mantiverem o povo a sombra de toda a luz do conhecimento.

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