segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA 08: ÉMILE DURKHEIM

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PROJETO


ALUNA: Luciandréa Camargo – Nº 27 – 3º N.A

ATIVIDADE AVALIATIVA 08: ÉMILE DURKHEIM


1 – Segundo Durkheim, “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”. Explique:

Mais do que desenvolver as pessoas, estas devem ser preparadas para viver e atuar na sociedade a qual o individuo esta inserido, ou seja, de modo que venha corresponder aos requisitos da sociedade, como religião, normas, sanções, ação política, tecnologia e avanços científicos e ao progresso das indústrias.


2 – De acordo com Durkheim “o individuo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber, quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-lo sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada”. Se posicione a favor ou contra o pensamento do autor, justificando sua resposta:

Concordo, só podemos tomar partido, fazer escolha, quando possuímos embasamento, conhecemos e entendemos nossas origens e nossa história, ao entendermos o passado de forma crítica nos colocamos em situação confortável para agirmos no futuro, e este embasamento acontece nos bancos escolares, ou pelo menos deveria ser.

3 – Defina: funcionalismo e idealismo:

O funcionalismo parte do reconhecimento do ser humano que para sobreviver precisa resolver suas necessidades primárias, depois secundárias e para resolver todas elas precisa de instituições com normas e regras que dêem sentido e justifiquem os comportamentos sociais. O idealismo surge com o advento da modernidade, é a idéia, o engajamento a um ideal, a uma causa, muito preocupante quando pensamos no exemplo de Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário