sábado, 10 de setembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA “8” – JEAN PIAGET

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A

ATIVIDADE AVALIATIVA “8” – JEAN PIAGET

1 – Como futuro educador, e com a experiência adquirida através das observações e regências, responda as seguintes questões:

a) Que peso o meio social tem nos processos propriamente cognitivos das crianças?

R: Entende-se que a aprendizagem ocorre através de um processo de interação da criança com o meio externo, é fundamental que a escola, o professor esteja atento a disponibilizar ao seu aluno condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Se uma criança não encontra os estímulos coerentes e necessários, não conseguirá desenvolver-se plenamente



b) Como você pode influir nisso?

R: Entendendo que mais importante que transmitir conhecimentos é respeitar o desenvolvimento próprio de seu aluno, favorecendo todos os métodos e mecanismos que lhe possam dentro do seu tempo favorecê-lo no processo de aprendizagem



2 – Defina o que é:

a) Raciocínio lógico-matemático: Ao procurarmos a solução de um problema quando dispomos de dados como um ponto de partida e temos um objetivo a estimularmos, mas não sabemos como chegar a esse objetivo temos um problema. Se soubéssemos não haveria problema.

É necessário, portanto, que comece por explorar as possibilidades, por experimentar hipóteses, voltar atrás num caminho e tentar outro. É preciso buscar idéias que se conformem à natureza do problema, rejeitar aqueles que não se ajustam a estrutura total da questão e organizar-se.

Mesmo assim, é impossível ter certeza de que escolheu o melhor caminho. O pensamento tende a ir e vir quando se trata de resolver problemas difíceis.

Mas se depois de examinarmos os dados chegamos a uma conclusão que aceitamos como certa concluímos que estivemos raciocinando.

Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.

b) Assimilação: Processo através do qual um grupo social ou cultural se torna parte de outro, consiste no processo mental pelo qual os dados das experiências se incorporam aos esquemas de ação e aos esquemas operatórios existentes, num movimento de integração do meio no organismo

c) Acomodação: Processo social com o objectivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o conflito ou mesmo encontrando um novo modus vivendi. É um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a valores, atividades e significados. Acomodação no sentido formulado por Jean Piaget pode ser entendida como um dos mecanismos da adaptação que estruturam e impulsionam o desenvolvimento cognitivo. É o processo pelo qual os esquemas mentais existentes modificam-se em função das experiências e relações com o meio. É o movimento que o organismo realiza para se submeter às exigências exteriores, adequando-se ao meio

Fonte:

• http://www.professorfenelon.com/logico/default.asp?ACT=5&content=8&id=1&mnu=1, acesso em 03/09/2011

• www.wikipedia.com, acesso em 03/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário