Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional
Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A
ATIVIDADE AVALIATIVA “8” – JEAN PIAGET
1 – Como futuro educador, e com a experiência adquirida através das observações e regências, responda as seguintes questões:
a) Que peso o meio social tem nos processos propriamente cognitivos das crianças?
R: Entende-se que a aprendizagem ocorre através de um processo de interação da criança com o meio externo, é fundamental que a escola, o professor esteja atento a disponibilizar ao seu aluno condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Se uma criança não encontra os estímulos coerentes e necessários, não conseguirá desenvolver-se plenamente
b) Como você pode influir nisso?
R: Entendendo que mais importante que transmitir conhecimentos é respeitar o desenvolvimento próprio de seu aluno, favorecendo todos os métodos e mecanismos que lhe possam dentro do seu tempo favorecê-lo no processo de aprendizagem
2 – Defina o que é:
a) Raciocínio lógico-matemático: Ao procurarmos a solução de um problema quando dispomos de dados como um ponto de partida e temos um objetivo a estimularmos, mas não sabemos como chegar a esse objetivo temos um problema. Se soubéssemos não haveria problema.
É necessário, portanto, que comece por explorar as possibilidades, por experimentar hipóteses, voltar atrás num caminho e tentar outro. É preciso buscar idéias que se conformem à natureza do problema, rejeitar aqueles que não se ajustam a estrutura total da questão e organizar-se.
Mesmo assim, é impossível ter certeza de que escolheu o melhor caminho. O pensamento tende a ir e vir quando se trata de resolver problemas difíceis.
Mas se depois de examinarmos os dados chegamos a uma conclusão que aceitamos como certa concluímos que estivemos raciocinando.
Se a conclusão decorre dos dados, o raciocínio é dito lógico.
b) Assimilação: Processo através do qual um grupo social ou cultural se torna parte de outro, consiste no processo mental pelo qual os dados das experiências se incorporam aos esquemas de ação e aos esquemas operatórios existentes, num movimento de integração do meio no organismo
c) Acomodação: Processo social com o objectivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o conflito ou mesmo encontrando um novo modus vivendi. É um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a valores, atividades e significados. Acomodação no sentido formulado por Jean Piaget pode ser entendida como um dos mecanismos da adaptação que estruturam e impulsionam o desenvolvimento cognitivo. É o processo pelo qual os esquemas mentais existentes modificam-se em função das experiências e relações com o meio. É o movimento que o organismo realiza para se submeter às exigências exteriores, adequando-se ao meio
Fonte:
• http://www.professorfenelon.com/logico/default.asp?ACT=5&content=8&id=1&mnu=1, acesso em 03/09/2011
• www.wikipedia.com, acesso em 03/09/2011
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário