segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Resumo: Sócrates 470-399 a. C – O mestre em busca da verdade

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – PROJETOS


ALUNA: Luciandréa Camargo – 3º N.A

Resumo: Sócrates 470-399 a. C – O mestre em busca da verdade

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

Sócrates

Sócrates nasceu em Atenas, convenceu-se de sua missão de mestre aos 38 anos, foi acusado de desrespeito e corrupção dos jovens da época, foi julgado e condenado a morte por envenenamento, recusou-se a fugir, tomando cicuta.
Sócrates vem a romper com a filosofia que se baseava na observação das forças da natureza concentrando a no homem e em sua alma, levando as pessoas pelo meio do autoconhecimento a sabedoria e a pratica do bem, sendo que estes vem de dentro. De seu pensamento surgiram duas vertentes da filosofia: a idealista e a realista.

Defendia o diálogo como método de educação, duvidou da ideia que a virtude pode se ensinada, para Sócrates, o homem precisa se auto-dominar para que possa conduzir as outras pessoas, valorizava acima de tudo as verdades e as virtudes, tanto individuais quanto sociais (coragem, temperança/cooperação, amizade), segundo ele só erra quem desconhece a verdade/o bem.

Para Sócrates cabe ao educador auxiliar o aluno a despertar a cooperação fazendo com que lhe se ilumine as ideias, tanto aluno quanto educador devem estar abertos a questionamentos, sendo nessa troca de ideias que se dá a evolução.

Ao eleger o diálogo como método de investigação, Sócrates foi o primeiro filósofo a se preocupar não só com a verdade mas com o modo como se pode chegar a ela, por isso é considerado o modelo clássico de professor, professor este que leva em conta a necessidade de ajudar seus alunos a desenvolver procedimentos para que possam pensar por si mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário