segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Síntese: Pensar a escola, uma aventura de 2500 anos (Revista Nova Escola – 2008)

Estágio Supervisionado – Fevereiro/2011


Síntese: Pensar a escola, uma aventura de 2500 anos (Revista Nova Escola – 2008)

Várias são as reflexões no processo de educar, várias são as influências dos pensadores, os quais refletem na organização do sistema escolar, conteúdo de livros didáticos e ao currículo docente atual.

A preocupação com a educação é antiga, inicia-se com os pensadores Sócrates, em sua infinita busca pela verdade, o idealista Platão e o realista Aristóteles.

Durante a idade média dominada pelo Cristianismo convém destacar o idealizador Santo Agostinho e Tomáz de Aquino com sua razão e prudência.

No século 14 com o Feudalismo as universidades embora fiéis à teologia voltaram-se também ao conhecimento científico, e é no humanismo que destaca-se Erasmo de Roterdã. O Protestantismo através de Martinho Lutero possibilita a leitura e interpretação da Bíblia como direito, deixando um legado duradouro na história do ensino. É com Comênio que o ensino procura respeitar a capacidade e o interesse do aluno sem severidade através de sua didática moderna. John Locke, através do Liberalismo defende que as idéias nascem das experiências.

Os cem anos seguintes consagram os direitos civis, tais como liberdade, privacidade, propriedade e igualdade.

É com o filósofo Rosseau que se reconstrói a figura da criança como um ser em processo. Pestalozzi inseriu em nossas salas de aula o afeto, e é com Froebel, o formador de crianças pequenas que se projetou a educação dos menores de oito anos, cuidando sem desconsiderar sua evolução espontânea.

Em 1789 com a Revolução Francesa a educação se expandiu por toda a França, destaca-se nesse contexto Durkheim, com postulado de escola nova defende que as crianças apresentam um processo de desenvolvimento a ser respeitado e estimulado.

É com Dewey que se democratiza o interior das escolas, e levanta-se o uso de materiais pedagógicos com Montessori e Decroly. As descobertas de Jean Piaget marcaram a pedagogia do seculo 20 mais do que o trabalho de qualquer outro pensador, sendo sua seguidora Emília Ferreiro muito influente no Brasil, convém ressaltar Vygostky e o mentor da educação para a consciência Paulo Freire. Nesse contexto uma importante linhagem de pensadores críticos que levaram a questionamentos o papel da escola devem ser ressaltados como, Edgar Morim, Pierre Bordieu, Foucault e Gardner conhecido como o cientista das inteligências múltiplas.

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