segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA “6” – ANTONIO GRAMSCI

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A

ATIVIDADE AVALIATIVA “6” – ANTONIO GRAMSCI

‘... Você concorda com ele ou considera equivocada a tese de que a cultura distancia o homem da natureza? Ou será possível conciliar as duas correntes de pensamento? ”:



Sempre ao discutirmos questões referentes à educação, reportamo-nos a educar pessoas que não são homogêneas, logo nenhum método, forma, pedagogia, linha de pensamento será única e exclusiva, não existem fórmulas prontas no processo de educar, coerente é que professores pedagogos, ou seja, todos os envolvidos no processo de educar conheçam todas as formas, porém é na prática que se faz necessário um mesclar de idéias e pensamentos, adaptando da melhor forma com o intuito único de promover a aprendizagem.

É possível e necessário conciliar tais pensamentos sim, precisamos de exemplos, de pessoas que nos apontem nortes, precisamos de experiência e vivências para assim evoluirmos, não podemos ficar a margem do caminho esperando um dia que as coisas aconteçam, precisamos buscar, aprimorar, evoluir, afinal o mundo em que vivemos exige tal posicionamento.

No entanto, um indivíduo se torna apto para a sociedade, não só de conhecimentos que lhe são incutidos, mas também de seu próprio amadurecimento diante das idéias, de seu autoconhecimento, um individuo completo é aquele que primeiro amadurece seus pensamentos, suas idéias de forma centrada e objetiva, logo reflete isso no meio que este inserido, tomando posicionamentos e atitudes sensatas.

Aprendizado ocorre de um conjunto, fatores internos e externos, cada pessoa possui um ritmo próprio, e esse despertar, mais cedo ou mais tarde torna-se irrelevante se quando ocorrer, encontrar pessoas/professores preparados para mediar essa tomada de consciência por parte do aluno, fornecendo-lhe ferramentas para que se torne um adulto pensante e atuante me seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário