segunda-feira, 26 de setembro de 2011

JEAN-JACQUES ROUSSEAU - ATIVIDADE AVALIATIVA “01”

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PROJETOS


ALUNAS: Ângela Monteiro e Luciandréa Camargo – 3º N.A

JEAN-JACQUES ROUSSEAU - ATIVIDADE AVALIATIVA “01”

“Para Rousseau, a criança devia ser educada, sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos – mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma”. Com base nessa afirmação do pensador que estudaremos nessa atividade, faça uma pesquisa e elabore um resumo sobre as “fases do desenvolvimento infantil”, para entender melhor as mudanças que ocorrem em cada fase desse desenvolvimento:

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO PIAGET

Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os dois anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.



O estágio pré-operacional vai dos dois aos sete anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.





O estágio das operações concretas, dos sete aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a

habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.

Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.


Texto extraído da reportagem "Jean Piaget", escrita pela jornalista Josiane Lopes, da revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996.

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