Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional
Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A
“... como futuro educador, que critérios você usaria para avaliar as habilidades de seus alunos? Descreva pelo menos três critérios”:
Muito cuidado a de se ter ao definir “critérios” para se avaliar um aluno, na maioria dos casos os critérios, ou definem se o aluno é bom ou define que o aluno não é bom, sem meios termos, tal imparcialidade vem a contribuir com a exclusão de muitos, tanto fisicamente, quanto moralmente.
Ao avaliar o aluno, tal forma deve ser ampla, e somente um professor bem preparado conseguirá êxito, avaliando de forma diagnóstica, inclusiva e democrática.
Para uma correta avaliação se faz necessário um correto posicionamento do projeto pedagógico da instituição, postura adequada do professor frente a seres humanos, estes que se modificam, não estão prontos, mas sim em constante evolução.
Provas, redações, questionários, podem e devem ser utilizados, porém que seu objetivo seja a coleta de dados para diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e ir além, verificando se a “dificuldade” esta no aluno ou no professor/método.
Acredito em uma avaliação contínua, que se utiliza de vários recursos e metodologias para atingir um mesmo objetivo, transformando a mentalidade do aluno no sentido de que não somente se busque notas, mas sim uma satisfatória aprendizagem. Educador e educando dentro do ambiente escolar precisam desenvolver a auto-avaliação/ autocrítica, buscando da melhor compreensão e da melhor apropriação de conhecimentos e das habilidades necessárias com as quais estão trabalhando, sendo que “exames” são úteis para as situações seletivas (concursos), mas não para o processo de aprendizagem.
Segundo Vygostky, o conhecimento é proveniente das relações estabelecidas, partindo desse pressuposto, o olhar do professor deve-se voltar para seu aluno, enquanto sujeito, pessoa que esta em interação com vários meios, e o que o seu aluno consegue estabelecer dessas relações melhorando sua aprendizagem, pois a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, e este, por sua vez, cria novos patamares para a aprendizagem.
Portanto, importante é que o professor não avalie seu aluno com parâmetros rígidos e esquematizados, mas que avalie o quanto cada um progrediu durante todo o processo do ano letivo, quanto seu aluno se superou apesar de não ser o melhor no conjunto, mas sim sua superação individual.
Seja bem vindo, este blog tem por objetivo arquivar todos os meus trabalhos desenvolvidos nos anos de magistério ao qual cursei, entre, visite, deixe sua opinião, se este blog de alguma forma lhe for útil, ficarei muito feliz, também esta sempre acrescentado materiais sobre minha complementação em Pedagogia, e prática em Contraturno socioeducativo e EJA sempre com o mesmo intuito, divulgar, complementar, acrescentar e colaborar... Sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário