sábado, 17 de setembro de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA “9” – LEV VYGOTSKY

Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Curso de formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ALUNA: Luciandréa de Camargo – Nº 27 – 3º N.A


“... como futuro educador, que critérios você usaria para avaliar as habilidades de seus alunos? Descreva pelo menos três critérios”:



Muito cuidado a de se ter ao definir “critérios” para se avaliar um aluno, na maioria dos casos os critérios, ou definem se o aluno é bom ou define que o aluno não é bom, sem meios termos, tal imparcialidade vem a contribuir com a exclusão de muitos, tanto fisicamente, quanto moralmente.

Ao avaliar o aluno, tal forma deve ser ampla, e somente um professor bem preparado conseguirá êxito, avaliando de forma diagnóstica, inclusiva e democrática.

Para uma correta avaliação se faz necessário um correto posicionamento do projeto pedagógico da instituição, postura adequada do professor frente a seres humanos, estes que se modificam, não estão prontos, mas sim em constante evolução.

Provas, redações, questionários, podem e devem ser utilizados, porém que seu objetivo seja a coleta de dados para diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e ir além, verificando se a “dificuldade” esta no aluno ou no professor/método.

Acredito em uma avaliação contínua, que se utiliza de vários recursos e metodologias para atingir um mesmo objetivo, transformando a mentalidade do aluno no sentido de que não somente se busque notas, mas sim uma satisfatória aprendizagem. Educador e educando dentro do ambiente escolar precisam desenvolver a auto-avaliação/ autocrítica, buscando da melhor compreensão e da melhor apropriação de conhecimentos e das habilidades necessárias com as quais estão trabalhando, sendo que “exames” são úteis para as situações seletivas (concursos), mas não para o processo de aprendizagem.

Segundo Vygostky, o conhecimento é proveniente das relações estabelecidas, partindo desse pressuposto, o olhar do professor deve-se voltar para seu aluno, enquanto sujeito, pessoa que esta em interação com vários meios, e o que o seu aluno consegue estabelecer dessas relações melhorando sua aprendizagem, pois a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, e este, por sua vez, cria novos patamares para a aprendizagem.

Portanto, importante é que o professor não avalie seu aluno com parâmetros rígidos e esquematizados, mas que avalie o quanto cada um progrediu durante todo o processo do ano letivo, quanto seu aluno se superou apesar de não ser o melhor no conjunto, mas sim sua superação individual.

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